sábado, 23 de março de 2013

Dia Nacional dos Centros Históricos

"A 28 de março celebra-se a data de nascimento de Alexandre Herculano bem como o Dia Nacional dos Centros Históricos promovidas pela Associação Nacional de Municípios com Centro Histórico de quem o escritor foi o primeiro patrono. Várias cidades aderiram às comemorações...
Évora
Uma exposição no Convento de Nossa Senhora dos Remédios, a exibição da curta-metragem Ele Há Dias e do documentário Évora, apresentação de uma biografia e jogo À Descoberta da Água são as atividades previstas no dia 28 de março para esta cidade alentejana cujo centro histórico foi classificado pela UNESCO.
http://www.cm-evora.pt/pt/conteudos/eventos/Dia+Nacional+dos+Centros+Historicos+-+programa.htm 
Elvas
Integrado nas comemorações da recente classificação de Elvas como Património Mundial e dos 500 anos da elevação de Elvas a Cidade, o Dia Nacional dos Centros Históricos nesta cidade alentejana comemora-se com paradas circenses pelas principais artérias do centro, com malabaristas, cuspidores de fogo, músicos, mestre de cerimónias, acrobatas e performers trajados à época palaciana e que interagirão com o público ali presente. 
Porto
Desde 1996 que o Centro Histórico do Porto foi classificado como Património Cultural da Humanidade e desde 2008 que a cidade Invicta celebra o Dia Nacional dos Centros Históricos. Várias entidades ali sediadas vão abrir as suas portas e promover um conjunto de atividades, no próximo sábado, dia 23 de março. A maior parte das atividades são gratuitas, outras têm um custo simbólico. Delas constam visitas guiadas a monumentos, circuitos pelas ruas históricas, passeios de barco pelo rio Douro, filmes, oficinas pedagógicas, exposições e feiras são um convite à sua participação. Veja aqui o programa completo.
http://centrohistorico.cm-porto.pt/?q=programa_completo 
Santarém 
Dia 28 de março vai ser um dia em cheio para esta cidade ribatejana banhada pelo Tejo. Do programa constam visitas culturais ao património, passeios de charrete, uma marcha desportiva para quem tem espírito de atleta, diversas feiras - do livro, de artesanato e de produtos biológicos – e animação de rua onde a música é arte que não vai faltar.
Viana do Castelo
Em Viana é a pé que se descobre o património. A cidade convida os seus habitantes e visitantes a um peddy papper com um título sugestivo Viana Medieval – Aventura no Interior das Muralhas. O ponto de encontro está marcado para as 15 horas na Casa dos Nichos, Rua de Viana. "

Viana do Castelo - Romaria da Sra. da Agonia, Agosto de 2010



6 comentários:

Anónimo disse...

Ando ansiosa por visitar Viana em momentos assim.:))
beijinhos, querida Manuela

Graça Sampaio disse...

Não sabia disto, Manelinha. O que se aprende nos e com os blogs!

Beijinhos e bom fim de semana.

Paula noguerra disse...

E Portugal está cheios de centros históricos lindissimos :)

Bom fim de semana minha linda ♥

Rosa dos Ventos disse...

Março é um mês cheio de efemérides! :-))
Creio que é também o Dia do Estudante e temos antes, a 27, o Dia do Teatro!
Bfs

Abraço

x disse...

No teu cantinho estou sempre a aprender coisas novas.
Bom fim-de-semana querida.
Beijinhos

Maria disse...

Excelentes dicas...quem me dera puder aproveitar!
Bjs
Maria