sábado, 20 de outubro de 2012

Madalena, a igreja portuguesa que foi eleita o «melhor recanto de Espanha»


"A Igreja da Madalena, monumento manuelino em Olivença, venceu o concurso de "O Melhor Recanto de Espanha". Para a vitória, o voto de milhares portugueses deverá ter sido decisivo...
É oficial: "El Mejor Rincón [recanto] de España" é uma igreja portuguesa, edificada no séc. XVI. Uma eleição popular, "à 7 Maravilhas" deu a vitória à Igreja de Santa Maria Madalena, jóia do manuelino e do património de Olivença. Além de ter ajudado a reacender, uma vez mais, a disputa luso-espanhola sobre a cidade.
A Madalena (Magdalena do outro lado da fronteira), bateu por mais de 20 mil votos a outra finalista, uma lagoa de Castela-La Mancha... 
E como é esta igreja, exemplar precioso do manuelino e, agora, "o melhor rincón de Espanha"? Ao passearmos pela pequena vila amuralhada repleta de calçada portuguesa, basta dobrar uma esquina para com alguma surpresa nos cruzarmos com este monumento do século XVI - que dispensou uma localização demasiado isolada ou a necessidade de ser construída em cima de grandes pedestais. E para descobrir que a Ma(g)dalena é a prova de que a beleza está muito mais no que é simples.
Polémicas à parte sobre se estamos perante uma Madalena portuguesa ou uma Magdalena castelhana, a verdade é que este tempo paroquial apela à memória histórica e coloca-nos de imediato nos Descobrimentos. A estrutura de pedra cinza intercalada com paredes brancas é claramente uma obra-prima do estilo manuelino, que em alguns pormenores nos transporta para o Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, mas numa forma muito mais simplificada e discreta, que permite criar proximidade com o local..."  
Fotografias de Paulo Ricca

4 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Eu conheço e de facto é bem bonita!

Abraço

Green disse...

Não conheço, mas pelas imagens parece um edifício bonito.

S* disse...

É de facto um recanto amoroso.

C*inderela disse...

Já tinha ouvido falar e é, de facto, muito gira.