quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A minha Maria


A minha Maria, não sou moi-même como diz a AVOGI.
A minha Maria existe e não se chama Maria.
A minha Maria é uma querida e trata de nós com muito carinho e adora o Gandhi.
Mas a minha Maria tem um problema: detesta fazer trabalhos domésticos, acha uma perca de tempo, porque a minha Maria, gostava muito... era de ter sido jardineira.
Então é vê-la despachar tudo o que é limpeza da casa a cem à hora, para depois ir para o jardim e aí assim, cuidar com todo o enlevo das plantas, das flores,das árvores, limpar as ervas daninhas, tirar as folhas velhas, plantar e semear.
Já tentámos ter jardineiro, mas o coitado do senhor só veio três vezes, pois a minha Maria, conseguiu correr com ele...
Enquanto isso, eu ando pela casa a compor os bibelots, os tapetes, e a limpar os cantinhos que ela "não viu" e passar a roupa a ferro (tentei, juro que tentei, mas ela também não tem queda, para o ferro).
Se eu conseguia viver sem a minha Maria? Não, não conseguia, pois a minha vida seria infinitamente mais triste e monótona.
(Este post é dedicado à "moi-même" e à "euzinha" da AVOGI que foram a minha inspiração.)

41 comentários:

Purple disse...

Também eu tenho uma Maria na minha vida e sem ela nada seria igual.

Beiju grande

maria teresa disse...

Parece que muitas de nós temos uma Maria na vida...eu, para além disso, até tenho uma no nome! Será coincidência?:):):)
Abracinho meu!

Bella disse...

Um grande viva para as Marias deste mundo.
Bjokas

Violeta Extravagante disse...

Abençoadas as Marias deste mundo.

Beijinho

Flor de Jasmim disse...

Manuela
Em casa pouco faço porque tenho uma mulher a dias, também tenho jardineiro, mas eu gosto imenso de podar as mihas rosas,as hortenses, enfim, de cuidar todas as minhas flores, o meu Ro. nã, não é com ele. Sogra adoro-a mas mãe do meu falecido marido, está acamada, mas foi para mim a mãe que eu não tive ao meu lado, devo-lhe muito ensinou-me muito até porque casei com 16 anitos. A mãe do meu Ro. já faleceu e era uma mulher muito doente.
Beijinho

Nokas disse...

E vivam as Marias :)

Catarina disse...

Há certas pessoas que não pertencendo à família é como se o fossem e por isso indispensáveis. Até nos são por vezes mais dedicadas. Abraço.

Rosa dos Ventos disse...

Falhou-me aqui qualquer coisa! :-))
Pensei que era puro humor mas....

Autora de Sonhos disse...

Então, quer dizer que...tb me posso chamar Maria? Certo?
Eh eh!

Banalidades a qualquer hora disse...

Não sei quem é a Maria.
Mas eu identifiquei-me muito com ela.

Beijos.
Elsa

Tuquinha disse...

Bem Hajam todas as Marias do MUndo.............
Beijinhos

Graça Sampaio disse...

Eu cá, prefiro que a minha Maria, que por acaso também não se chama Maria, trate dos bibelots e de limpar o pó e o chão.... Mas tou como a comentadora anterior: Bem Hajam as Marias todas do Mundo. Tive uma 23 anos que me ajudou a criar as filhas - nunca lhe paguei o suficiente pelo carinho que lhes dispensou...

Unknown disse...

Manelamiga

A minha (nossa, cá de casa) Maria é da Conceição. E faz TUDO, até passa os Natais, aniversários & outros, connosco. Já é membro "eleito por unanimidade" da famelga.

Vem até aqui à cabana uma/duas vezes por semana, de acordo com as necessidades (*). Sem contar todos os dias acima referidos. Trabalha que se desunha, é rápida, fiável, está sempre disponível - e única; eu sei que há «outras» que também o são... Lá se vai a "única".

A Bimby comparada com ela (se éké possível) não lhe chega aos calcanhares. «Inspilico»: a bymbi passa a ferro?; a bymbi prega botões?; a bymbi aspira?; a bymbi estende a roupa?; a bymbi costura?

Viva a nossa Maria da Conceição, viva! olarila.

E agora, volto para a Minha Travessa; nela, a nossa Maria já teve direito a post. Ora toma!...

Qjs = queijinhos = beijinhos

_______

(*) Não tem nada a ver com o MNE...

Anónimo disse...

Amoroso =) entao eu tb tenho uma Maria =)
adorei beijinho querida*

Pretty in Pink disse...

E eu não tenho nenhuma Maria... Já corri todas as Marias da zona mas havia sempre problemitas, ou falta de vontade de trabalhar chamemos-lhe assim! Até tens sorte com a tua Maria :D

Beijinho*

Sofia disse...

A minha Maria não gosta de jardinagem, mas gosta de passar a ferro:)))
BEijos

R disse...

Por aqui não há Maria. Eu mesma, sou a Maria da Mariinha.Mas esta Maria anda muito pouco dada a fazer o seu trabalho. Anda sem pachorra nenhuma. A Mariinha não faz nada dela. Na volta, vai ter de arranjar mesmo uma Maria ou com outro nome qualquer, uma vez por semana, que é para se acabarem as discussões, entre elas, do tipo Olívia patroa e Olívia empregada.

Bjks

Com Duas Pedras de Gelo disse...

Há pessoas assim, que têm essa capacidade de se tornarem imprescindíveis. São os seus pequenos nadas que as tornam únicas e tão especiais. E é cada vez mais difícil encontrar pessoas assim e construir afectos.

Nadine Pinto | Fotografia disse...

Ai como eu me identifico com essa Maria!

Custódia C. disse...

Este teu post remeteu-me para uma lembrança há muito esquecida. Um dia conto-te, aqui não :)
Por agora a minha Maria chama-se Custódia, mas gostava que se chamasse Maria, lá isso gostava :)

Ana disse...

Olá Manuela!
Como compreendo, é bem preferível a jardinagem às lides domésticas. Então passar a ferro é coisas que detesto e só faço se for mesmo preciso.
A minha outra residência é esta http://www.osviciosurbanos.blogspot.com/
e como diz a Mariinha é bem mais moderna do que a outra!:)
Beijinhos

Turista disse...

Purple, ainda bem que existem as nossas queridas Marias :)

Maria Teresa, a sua Maria, também é bem engraçada ;)

Bella, um grande viva colectivo :)

Beijinhos, minhas queridas.

Turista disse...

Violeta Extravagante, umas queridas :)

flor de jasmim, com a vossa quinta, é mesmo necessário teres ajuda :)

Nokas, outro vivo colectivo :)

Beijinhos, minhas queridas.

Turista disse...

Catarina, as nossas Marias fazem parte da nossa família :)

Rosa dos Ventos, é mesmo verdade, tudo o que escrevi sobre a minha querida Maria :)

Autora, se és a tua própria Maria, porque não? ;)

Beijinhos, minhas queridas.

Turista disse...

Elsa, a Maria somos todas nós. Mas esta minha Maria, existe e é uma querida :)

Tuquinha, para todas as Marias um bem hajam, gigante :)

Carol, parece que existem pessoas, a quem nunca conseguimos agradecer o suficiente, verdade?

Beijinhos, minhas queridas.

Turista disse...

Henrique, o carinho com que fala da sua Maria da Conceição, é demonstrativo da sua amizade por ela :)

Violet*, e também é uma querida, verdade?

Pretty in Pink, eu gosto muito da minha Maria e apesar de ter que fazer algumas das tarefas, não a trocava por ninguém ;)

Beijinhos, minhas(o) queridas(o).

Turista disse...

Sofia, e dá uma grande ajuda, verdade?

Mariinha, por vezes só uma pequena ajuda, faz toda a diferença :)

Com Duas Pedras de Gelo, estes afectos que se geram, são imprescendíveis para um bom relacionamento :)

Beijinhos, minhas queridas.

Turista disse...

Lacorrilha, porque não és muito dada a limpezas e arrumações? ;)

Custódia, podes escrever um post, sobre as tuas Marias que só apareceram uma vez ;)

Ana, obrigada pela tua outra morada e as rápidas melhoras :)

Beijinhos, minhas queridas.

L.H. disse...

Quem me dera ter uma Maria... Ando cansada como o raio... E desanimada...

Mie disse...

Como eu gostava de ter uma Maria, por enquanto sou eu a Maria, mas uma Maria muito desleixada ultimamente.
Beijinho.

Rita & os Tachos disse...

Um beijinho grande para a tua Maria que é muito simpática. :)

Turista disse...

Lu, calculo que andes principalmente, desanimada...

Mie, nós achamos sempre que podíamos fazer mais e melhor :)

Ritinha, obrigada, eu dou-lhe :)

Beijinhos e bom fim-de-semana, minhas queridas.

AvoGi disse...

Obrigada minha amiga MANUELA (não moela, como tu sabes) agradeço . mas eu nao tenho uma maria já tive uma cecilia e uma helena (croata) e uma rita a ultima que se suicidou (ui)
quando eu já sirvo de inspiração eu fico com baba a escorrer nos cantos da boca, já fui buscar um babeiro do meu gug
e mesmo assim de nada serve
kis e fica a promessa vamos tomar uma carraspana ambas as duas juntas
kis :=)

Espaço do João disse...

Porque será que muitos não gostam de sua Maria? Eu, não prescindo dela, muito embora ela só vá à jardinagem para colher flores. Ainda bem que eu trato delas todas. Da Maria também. Desejo a todas as Marias muita e longa vida.

Turista disse...

AVOGI, tu és sempre uma inspiração. Minha amiga, está prometido ;)

João, eu gosto muito da minha Maria. Um beijinhos para a sua Maria :)

Beijinhos e bom fim-de-semana, meus queridos.

Tite disse...

Justa homenagem à "moi-même" também chamada "Euzinha".

Quanto à Maria... euzinha (moi-même) sou igualzinha à tua. Arranjei uma Alzira para limpar o pó e passar a ferro pois gosto mesmo é de... jardinar, olaré!

Gostei de conhecer o espaço

João Menéres disse...

Parabéns, MANUELA !

Sou cliente recente da GI ( mas já assíduo ! ) e por isso vim ter AQUI !

Se não tens pulgas em casa, quem para lá da tua Maria-Jardineira e do teu SENHOR (concluí isso por causa do teu >tentámos<, não tens borboletas ?
Estarei atento ao Noticiário televisivo.

Um beijo.

Sissy disse...

Abençoadas todas elas! lol

Beijooo*********

Lilá(s) disse...

Venho de casa da "fonte inspiradora" que merece bem assim ser tratada.
Tenho uma Maria verdadeira, que também adora jardinagem, só que não a deixo lá tocar, senão nada sobrava para mim (o jardim é pequeno).
Bjs

Turista disse...

Tite, bem vinda.
Um beijinhos para a tua Alzira e boa jardinagem para ti :)

João Menéres, bem vindo.
Nem borboletas, nem pulguinhas, somente um Gandhi :)

Sissy, abençoadas sejam, as nossas queridas Marias :)

Beijinhos, minhas(o) queridas(o).

Turista disse...

Lilá(s), bem vinda.
Um beijinho para a tua Maria e muitas boas horas de jardinagem, para ti :)

Beijinhos, minha querida.