quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Leituras "As Serviçais"


Sinopse:
"Um romance que vai fazer de si uma pessoa diferente. Skeeter tem vinte e dois anos e acabou de regressar da universidade a Jackson, Mississippi. Mas estamos em 1962, e a sua mãe só irá descansar quando a filha tiver uma aliança no dedo. Aibileen é uma criada negra, uma mulher sábia que viu crescer dezassete crianças. Quando o seu próprio filho morre num acidente, algo se quebra dentro dela. Minny, a melhor amiga de Aibileen, é provavelmente a mulher com a língua mais afiada do Mississippi. Cozinha divinamente, mas tem sérias dificuldades em manter o emprego... até ao momento em que encontra uma senhora nova na cidade. Estas três personagens extraordinárias irão cruzar-se e iniciar um projecto que mudará a sua cidade e as vidas de todas as mulheres, criadas e senhoras, que habitam Jackson. São as suas vozes que nos contam esta história inesquecível cheia de humor, esperança e tristeza. Uma história que conquistou a América e está a conquistar o mundo."

Algures entre E tudo o vento levou e Uma família às direitas, esta história de uma realidade americana dos estados do sul, na década de sessenta do século vinte, prende-nos da primeira, à última página. Por vezes com um sorriso, mas na maioria das situações com um nó na garganta, devido à segregação racial patente, finalizamos a obra, com um sentimento de justiça realizada.
São aproximadamente quatrocentas e sessenta páginas que se lêem num ápice, devido à escrita fluente da Kathryn Stockett e que nos deixa com vontade de seguir as suas próximas publicações, com avidez.

24 comentários:

R disse...

Uma Boa Dica. Obrigada

Muitos beijinhos

Ana disse...

Esse livro pertence à minha biblioteca :) Beijinho querida. Tem um bom dia :)

Autora de Sonhos disse...

Não li....mas fiquei com vontade de o fazer :)

Bella disse...

Obrigada pela dica.
Bjocas

Flor de Jasmim disse...

Manuela
Valeu fica a dica, Obrigado, já li e vi o filme "e tudo o vento levou".
As minhas rosas espero ter mais tempo e rede suficiente porque na quinta onde vivo é no campo, eu e o meu Ro. usamos um portatil às vezes a rede prega-nos cada partida, mas fica a promessa também quero fazer uns posts com uns meus oito gatos.

Beijinho

MAG disse...

Parece ser um óptimo livro, obrigado pela sugestão. Bjs

Tuquinha disse...

há já algum tempo que não leio um livro...será provávelmente uma boa sugestão.
Beijinho e Obrigada

MJ disse...

Obrigada pela dica Manuela, Vou ver se o encontro.

Green disse...

este livro chamou-me muito a atenção, principalmente pelo sua linda capa.

Turista disse...

Mariinha, vais gostar, de certeza :)

Ana, já somos duas :)

Autora, recomendo, para quando tiveres um tempinho ;)

Beijinhos, minhas queridas.

Turista disse...

Belladonna, leitura muito boa :)

flor de jasmim, aguardo as fotos das tuas rosas e dos reus gatinhos :)

MAG, é óptimo e sempre actual ;)

Beijinhos, minhas queridas.

Turista disse...

Tuquinha, tenho o "tal" livro guardado, para ti ;)

MJ, devora-se num instante. Espero que gostes :)

Green, a capa é sem dúvida apelativa :)

Beijinhos, minhas queridas.

Rogério G.V. Pereira disse...

Cada vez estou mais convencido que estou perante um blogue sexista, com evidentes desigualdades de género...

Pergunta: Jackson, tem homens por lá?

Beijo e gracejo

Turista disse...

Rogério, claro que tem homens! O que seria das mulheres, sem os homens? O que seria deste blog, sem os seus comentários, sempre agradáveis?

Beijinhos, meu querido :)

Susana disse...

Fiquei curiosa com o livro! Será certamente uma das minhas próximas aquisições :)

Beijinhos

JOTA ENE ✔ disse...

Olá Manuela, é uma pecha na minha vida... leio pouco.

LoVE disse...

Não conheço a escritora mas vou pesquisar um pouco...
Obrigada pela dica!
:)

Turista disse...

Susana, bem-vinda :)
Visitei o teu perfil e gostei muito do que li em relação à divulgação que fazes, da boa música portuguesa além-fronteiras. Bem-hajas!

Jota Ene, nunca é tarde para começar ;)

Deusa, eu também não conhecia e foi uma agradável surpresa :)

Beijinhos, minhas(o) queridas(o)

Ji Salles... disse...

Belo blog...
Gostei muito, muito!
Bjos
Ji

C. disse...

Deixaste-me mesmo vontade de o ler :D

Especialmente Gaspas disse...

Deve ser interessante :)

Turista disse...

Ji, bem-vinda e obrigada pelo comentário :)

Corina, é uma leitura muito agradável e a temática, parecendo que não, é sempre actual :)

Especialmente Gaspas, é muito interessante, sem dúvida :)

Beijinhos, minhas queridas.

Ana disse...

Obrigada pela dica, gostei muito da sinopse!
vai para a minha lista!
beijinhos

Turista disse...

Ana, depois diz da tua apreciação :)

Beijinhos, minha querida.