sábado, 21 de agosto de 2010

Romaria de Nossa Senhora da Agonia - Viana do Castelo


"É considerada a romaria das romarias. O culto da Nossa Senhora da Agonia remonta ao século XVIII, a primeira referência escrita a este evento data de 1744. Tem como traço essencial a devoção das gentes do mar, que retribuem as graças recebidas aquando de tempestades ou naufrágios. Daí que o andor principal fosse tradicionalmente transportado pelos pescadores e que só apartir de 1968 se tivesse passado a realizar uma procissão fluvial, com a imagem da santa, pelo rio Lima. O número de visitantes tem vindo a aumentar, de forma significativa nos últimos anos. Face a este fenómeno, os promotores dos festejos têm procurado promovê-la fazendo incluir um cortejo etnográfico, alusivo aos diferentes concelhos do distrito, e uma festa do traje. Além, de todos estes acontecimentos o fogo-de-artifício, lançado junto ao rio Lima, é um espectáculo único."

As Festas da Senhora da Agonia decorrem este ano, de 20 a 22 de Agosto. Hoje vamos estar presentes.
Programa das Festas da Senhora da Agonia - 21 de Agosto

■08h30 – ALVORADA
■12h00 – REVISTA DE GIGANTONES E CABEÇUDOS
■14h00 – CONCERTOS MUSICAIS
■16h00 – CORTEJO HISTÓRICO/ETNOGRÁFICO NA ROTA DO JACOBEU/ANO SANTO 2010
■21h30 – CONCERTO MUSICAL
■22h00 – FESTA DO TRAJE, no Castelo de Santiago da Barra /GRANDE ARRAIAL MINHOTO, no Campo do Castelo
■24h00 – CORAL BEACH PARTY 2010

15 comentários:

F Nando disse...

São festas surpreendentes e que trazem sempre milhares de turistas e são o reencontro de gerações algumas delas já afastadas da realidade portuguesa.
Boas festas e bom fim de semana
Bjs

Green disse...

não tinha conhecimento, mas parece-me muito bem :)

Nowe disse...

Querida Manuela;

Força para andares a "laurear" com este calor!!! ;))

Desejo-te um excelente fim-de-semana com muita diversão e alegria! Sim? :))

Beijinhos*

Anónimo disse...

MVVC - Museu Virtual Viana do Castelo
www.mvvc.ipvc.pt

R disse...

Manela:
Tu aproveita bem. Vê aqueles trajes tão lindos.Vê por mim, que não estou lá, mas que gostava imenso. Nunca vi ao vivo, mas adorava. Não sei quem dizia, "Havemos de ir a Viana". É das coisas que tenho de fazer um dia.Eu conheço a cidade, mas quero lá ir nesta altura das Festas. Bom Fim de Semana

Turista disse...

F Nando, estavam mesmo, milhares de pessoas. Sabes o que eu gostei mais? Das pessoas que por ali andavam, com um apontamento tipico de Viana: ora um lenço, ou uma camisa bordada, ou umas arrecadas...

Leila, tens que vir um dia. É a romaria, das romarias minhotas :)

Invisível, calor?? Está nublado e fresquinho! A sério!

Beijinhos e bom fim-de-semana.

Turista disse...

Anónimo, obrigado!

Mariinha, era a Amália, que cantava "havemos de ir a Viana, meu amor de algum dia". Tens de vir à romaria, pelo menos uma vez na vida :)

Beijinhos e bom fim-de-semana.

Sofia disse...

Tenho de ir...um dia...tenho mesmo de ir!
Bj

Turista disse...

Sofia, tens de vir. Vais gostar muito :)

Beijinhos, minha querida.

Alice disse...

Olá Manuela: Antes de mais obg pelos seus comentários no meu cantinho ;-) e resolvi tb passar por aqui e ...ADOREI parece que estamos a viajar sem sair de casa. E que boas recordaçoes me trazem estas festas...estive lá há uns 20 anos e fiquei sempre com vontade de regressar, adorei os trajes, as ruas com flores no chão, os bordados e à noite aquele belo fogo de artifício. tenho de lá ir com os meus filhotes! Obg pelo seu blog!

Turista disse...

Alice, bem-vinda ao meu cantinho. Eu gosto muito de passar no seu, porque é uma beleza para os olhos e calculo que para o paladar, também.
Tem de trazer os filhotes para assistir a esta romaria, sem dúvida :)

Beijinhos

Anira the Cat disse...

Até gostava de ir até aí, mas este fim de semana também há festa por estes lados...o Boom Festival!

Bjokas

Turista disse...

Anira, foi boa a tua festa?

Beijinhos, minha querida.

Joop Zand disse...

Very nice picture and beautiful colors.

greetings, Joop

Turista disse...

Jooo Zand, wellcome.
Thanks very much. Some pictures are mine, and the others are taking from net.
A portugese hug :)